terça-feira, 5 de junho de 2012

Utilização de aminoácidos pelas plantas

O que são aminoácidos?
Aminoácidos são as unidades estruturais básicas que compõem os peptídeos, proteínas, sendo também precursores de outras moléculas como: hormônios, coenzimas, nucleotídeos, polímeros de paredes celulares, etc.
Os aminoácidos formam as proteínas e possuem um grupo nitrogenado chamado de amina (NH2) e um grupo carboxílico (COOH). Todos os seres vivos (homem, animais e plantas) precisam de aminoácidos para sua existência, pois a partir deles serão sintetizadas as proteínas, enzimas e hormônios tão necessários à manutenção da vida. As proteínas das plantas são formadas a partir de um grande número de aminoácidos: L-Fenillamina, L-Tirosina, L-Treonina, L-Hidroxiprolina, L-Leucina, L-Triptofano, L-Isoleucina, L-Xiprolina, L-Metionina, L-Ornitina, L-Alanina, L-Valina, L-Arginina, L-Aspartato, L-Aspargina, L-Cisteina, L-Glutamato, L-Glutamina, L-Glicina, L-Prolina, L-Serina, L-Histidina, L-Lisina e L-Hidroxilisina. Os aminoácidos são sintetizados pelas plantas a partir do N inorgânico absorvido da solução do solo, de ácidos orgânicos, requerendo uma quantidade considerável de energia pela planta. Quando se fornece aminoácidos livres para uma planta, ela os absorve diretamente e faz uso imediato deles. Isto é muito importante porque nas fases de floração, frutificação, maturação, associado aos estresses, sejam eles, falta de água, calor, transplante, a planta fica livre do trabalho de sintetizar os aminoácidos. O emprego de aminoácidos está crescendo na agricultura, em razão dos benefícios que vêm apresentando para as plantas. O emprego dos aminoácidos tem proporcionado aumento de produtividade e melhoria na qualidade de grãos e frutos, como hortaliças, café, citros, algodão, frutíferas, feijão, soja, etc.
Os aminoácidos figuram entre os componentes mais importantes do metabolismo dos organismos vivos, sendo sintetizados a partir de moléculas de glicose produzidas pelas plantas através da fotossíntese, ou em menor escala por alguns fungos e bactérias. Os vegetais são capazes de sintetizar todos os aminoácidos, tanto os protéicos quanto os não protéicos, utilizando como fonte o nitrogênio (função estrutural) na forma de amônio ou nitrato, que é fornecido via solo ou via aplicações foliares. Quando a planta passa por deficiências de nitrogênio ou algum tipo de stress (químico, físico, etc.), ela tende a uma redução na produção de aminoácidos e como conseqüência redução na produção de proteínas, alterando profundamente seu desenvolvimento. Da mesma maneira, nos momentos críticos do ciclo vegetativo (germinação, florescimento, etc.), existe uma demanda energética elevada por parte do vegetal deixando o mesmo mais suscetível a doenças, por exemplo, podendo ocorrer perdas significativas caso não haja o aporte adequado.
Desta forma, a utilização de aminoácidos protéicos via solo ou via foliar (aporte exógeno) além de fornecer à planta uma fonte direta para que esta sintetize as proteínas, fornece energia adicional necessária para suprir as demandas nos momentos críticos do ciclo vegetativo. Uma vez absorvidos são transportados rapidamente para todas as partes da planta, principalmente os órgãos de crescimento. Os aminoácidos podem ser utilizados em todo ciclo do vegetal tendo, portanto várias funções:
• Função nutritiva na germinação (o embrião consome os aminoácidos procedentes de proteínas armazenadas no endosperma);
• São precursores de fitohormônios (auxinas, etileno, citoquininas, poliaminas, etc),
• Atuam regulando o balanço hídrico quando essas estão sob condições de stress hídrico,
• Atuam como agente quelante natural quando em contato com cátions;
• Formação de proteínas;
• São fontes de energia para as plantas (Bioestimulantes).
A Aminoagro possui uma linha completa com produtos a base de aminoácidos e que vão de encontro às necessidades da cultura da batata. Entre esses produtos podemos destacar:
1. Aminoagro Raiz (criado para melhorar e estimular o desenvolvimento do sistema radicular);
2. Aminoagro Folha TOP (Atua sobre o metabolismo vegetal e é especialmente indicado para situações de estresse e em momentos críticos de energia do ciclo vegetativo);
3. Aminoagro Flor (Atua sobre o metabolismo vegetal e é recomendado no florescimento ou em momentos de grande demanda de energia).


Fonte: abbabatatabrasileira ; agronomiacomgismonti

Nenhum comentário:

Postar um comentário