sexta-feira, 22 de junho de 2012

Encontro técnico sobre a Cochonilha do Carmim em Campina Grande - PB

O Departamento de Sanidade Vegetal/Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – DSV/MAPA, no dia 09 de Setembro de 2011, realizaram uma "Reunião Técnica", em Campina Grande-PB nas instalações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-EMBRAPA/Algodão no Auditório Luiz Carlos de Medeiros, para tratar de forma pontual, das ações a serem adotadas na busca de soluções para o controle da praga Cochonilha do Carmim – Dactylopius opuntiae, que atinge a palma gigante - Opuntia fícus-indica. Os trabalhos foram dirigidos de forma brilhante pelo Diretor do DSV- Fiscal Federal Agropecuário-FFA Cósam de Carvalho Coutinho, eFFA Érico Tadashi Sedoguchi, do Ministério da Agricultura em Brasília.
O evento contou com a participação de autoridades fitossanitárias dos nove estados do Nordeste, e o Estado de Minas Gerais e os seus respectivos Secretários de Agricultura para apresentar as principais ações desenvolvidas em seus estados. Do Rio Grande do Norte-RN se fez presente os FFA, Evádio Pereira e Givonaldo Augusto da Silva, do MAPA. A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca-SAPE e o Instituto de Defesa e inspeção Agropecuária do RN-IDIARN, na pessoa da Engenheira Agrônoma Vera Lúcia Paiva Rodrigues, Diretora Vegetal do IDIARN, e o Fiscal Estadual Agropecuário-FEA, Max Welber de Souza Ribeiro, responsável pelo Programa da Praga Quarentenária Cochonilha do Carmim (Dactylopius opuntiae) em Palma Forrageira (Opuntia e Nopalea), ao qual apresentou pontualmente as ações realizadas pelo IDIARN no controle da Praga.
O RN foi citado no Evento como referência em suas ações de prevenção aCochonilha do Carmim – Dactylopius opuntiae, uma vez que esta praga não é presente no Estado, mas pelo fato dos estados vizinhos, CE, PB, PE e AL serem presente, o RN encontra-se em Alerta para que essa não venha a ocorrer, ao qual, causaria grandes perdas econômicas para os produtores.
Cochonilha do Carmim – Dactylopius opuntiae, a mais devastadora praga que atinge a Palma forrageira Gigante, deixa a planta debilitada, provocando o amarelecimento, seca e morte das raquetes em curto espaço de tempo. Os agricultores do semi-árido nordestino vêm se preocupando cada vez mais, uma vez que a palma é a alternativa para alimentar o seu rebanho no período de estiagem.
FONTE: IDIARN



Nenhum comentário:

Postar um comentário