domingo, 17 de junho de 2012

ÁREA LIVRE DE PRAGAS - ALP


O que é Área Livre de Praga -ALP?
É uma área na qual uma praga especifica não ocorre, demonstrado pela evidência científica e na qual, esta condição está sendo oficialmente mantida.
ÁREA LIVRE DE ANASTREPHA GRANDIS
A mosca-das-cucurbitáceas, Anastrepha grandis, é uma das principais pragas da cultura do melão, pois afeta diretamente o produto comercializável, além de ser considerada de importânciaquarentenária para exportação. A mosca faz a postura nos frutos, local onde, após a eclosão, a larva penetra e se alimenta da polpa, ocorrendo posteriormente o apodrecimento do fruto. A presença da A. grandis pode limitar a comercialização de cucurbitáceas tanto para o mercado interno quanto externo. A liberação do comércio de cucurbitáceas para o mercado Norte Americano está na dependência da certificação de que tais frutas sejam produzidas sob a condição de área livre de A. grandis, sendo este um dos principais objetivos do estabelecimento e manutenção da área livre da referida praga.
EXTENSÃO E LOCALIZAÇÃO
Sete municípios fazem parte da área livre do Ceará, são eles: Aracati, Icapuí, Itaiçaba, Jaguaruana, Russas, Quixeré e Limoeiro do Norte, cobrindo uma área de cerca de 5.676 km2. Com o objetivo de aumentar a proteção da Área Livre, uma área tampão é formada por todos os municípios adjacentes que são: Fortim, Beberibe, Palhano, Morada Nova, Tabuleiro do Norte e São João do Jaguaribe, que juntos, somam uma área de 6.346 km2. Na região da Área Livre que faz divisa com o Estado do Rio Grande do Norte, a zona de proteção é a Área Livre de A. grandis do RN.

Treze municípios fazem parte da área livre do Rio Grande do Norte, são eles: Açú, Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Areia Branca, Baraúnas, Carnaubais, Grossos, Ipanguaçú, Mossoró, Porto do Mangue, Serra do mel, Tibau e Upanema, cobrindo uma área de cerca de 8.409 km2. Com o objetivo de aumentar a proteção da Área Livre, uma área tampão é formada por todos os municípios adjacentes que são: Apodi, Governador Dix-set Rosado, Campo Grande, Caraúbas, Paraú, Macau e Pendencias que juntos, somam uma área de 8.355 km2
Fonte: ÁREA LIVRE DE PRAGAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário