A fertilidade é a capacidade intrínseca de um solo em fornecer nutrientes às plantas em quantidades ideais e em proporções adequadas.
A nutrição está relacionada às etapas de um organismo vivo assimilar comida e usá-la para o seu crescimento e substituição de tecidos. Antes, pensava-se que o crescimento da planta era em termos de fertilidade do solo ou até mesmo quanto de fertilizante deveria ser acrescentado para aumentar o teor de nutrientes no solo.
Grande parte dos fertilizantes que existem hoje foram formulados para evitar deficiências dos nutrientes no solo. Ultimamente tem sido utilizado em sistemas de cultivo de planta sem solo “soiless” com um aumento bastante expressivo.
Este cultivo de planta sem solo é conhecido como hidroponia, de modo que grande parte dos estudos da nutrição de plantas foi desenvolvida utilizando este cultivo, por apresentar inúmeras vantagens. Avanços bem significativos na análise de tecidos vegetal levaram a uma compreensão mais ampla da nutrição das plantas. Nutrição das plantas é um termo que leva em conta as inter-relações dos elementos minerais no solo ou solução hidropônica, bem como seu papel no crescimento das plantas. Esta inter-relação envolve um complexo equilíbrio de elementos minerais essenciais e benéficos para o crescimento da planta ideal.
segunda-feira, 19 de dezembro de 2011
Fertilidade ou Nutrição?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário