quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Cultivo do tomate (Lycopersicon esculentum)

Origem

A julgar pela distribuição de spp silvestres, o progenitor do tomateiro hoje cultivado tem com origem uma área limitada, seca, tropical, compreendendo da Cordilheira dos Andes entre um pequeno território que se estende do Sul do Equador ao norte do Chile e em algumas ilhas do Oceano Pacífico. Das formas silvestres, L. esculentum var. cerasiforme é considerado o provável ancestral imediato do tomateiro cultivado (parente próximo). Esta espécie se expandiu, a partir do Equador e Peru, por toda a América tropical.

Áreas de Vera Cruz e Puebla, no México, são consideradas como sendo o centro de domesticação. Chegou na Europa em meado século XVI e disseminou-se para Ásia meridional e oriental, África e Oriente médio. Mais recentemente, distribuiu-se o tomate silvestre para outras partes de America do Sul e do México.
Inicialmente associado com a reputação de alimento perigoso devido a relação com solanáceas venenosas contendo alcalóides, tipo beladona (Atropa belladonna), Datura stramonium e mandrágora (Mandragora officinarum). Acredita-se que seu uso inicial na alimentação tenha sido restrito e utilizado mais como ornamental. Hoje é a segunda solanáceae mais cultivada no mundo, vindo após a batata. Embora indígena da parte ocidental da América do Sul, seu consumo e importância econômica na região de origem á pequeno quando comparado a outras partes do mundo.
É sugerido que a denominação "tomato" seja oriunda da linguagem Nahuati do México. Alguns nomes comuns locais ao tomate são: Tomate (português, espanhol), Jitomate (espanhol mexicando), na Itália "pomo di oro" (maçã dourada) o que sugere que os tipos cultivados possuíam frutos amarelados; na França o fruto foi chamado de "pomme d'amour" (maçã do amor); e tomato (inglês).

Nenhum comentário:

Postar um comentário