sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Controle de baratas


A barata é um inseto que pode atuar como vetor de diversos patógenos (bactérias, fungos, protozoários, vírus e vermes). As baratas são responsáveis pela transmissão de várias doenças através das patas e fezes pelos locais onde passam, sendo assim consideradas perigosas para saúde humana.
O controle químico com agrotóxicos é comum porém traz riscos a saúde humana e ao meio ambiente, existem receitas alternativas que dão um bom resultado, porém qualquer produto utilizado por si só não vai resolver o problema, é preciso combater três fatores básicos que proporcionam a proliferação de baratas no ambiente, que são : Acesso a água, comida e abrigo, associado a higiene do local.
A seguir estão citados três receitas alternativas para controle de baratas, essas receitas praticamente não agridem o meio ambiente e não é necessário que as casas sejam abandonadas temporariamente pela família, logicamente as iscas devem ser mantidas fora do alcance das crianças e é indicado que elas sejam colocadas a disposição das baratas nos horários que geralmente as pessoas da casa costumam estar dormindo ou saiam para trabalhar, pois esses insetos identificam esses períodos que o ser humano não oferece tanto perigo.

Alternativa 1:
Ácido bórico: 100 gramas (compre nas farmácias).
1 cebola média e bem picada.
1 colher de sopa de farinha de trigo
Modo de preparo: Misture bem os ingredientes e faça bolinhas. Após é só espalhar pela casa em locais onde as baratas tenha fácil acesso.

Alternativa 2:
Ácido bórico : 200 gramas
Queijo ralado: 3 colheres (sopa)
Açúcar : 3 colheres
Cebola ralada: 3 colheres
Farinha de trigo: 2 colheres
Mode de aplicação: Coloque em tampinha ou outro recipientes e disponibilize aos insetos.

Alternativa 3:
Misturar um pouco de ácido bórico com farinha de trigo e umedecer com cerveja.
Fazer bolinhas e por em tampinhas de refrigerante ou outro recipiente que as barates tenham acesso ao preparo, para atrair os insetos coloque cebola ralada ao redor das iscas.
Em casos onde a residência esteja com uma alta infestação de baratas pode-se fazer o controle químico com agrotóxicos para ter um efeito mais rápido e depois entrar com as receitas acima descritas para manter o ambiente livre dos insetos, mas sempre lembrando que é preciso manter o local higienizado e impedir o acesso a água, alimentos e abrigo. Também é importante destacar que o principal elemento das receitas é o ácido bórico que é encontrado em farmácias e ele não é repelente, a mistura mata pela ingestão, então é preciso por as iscas em locais de fácil acesso para as baratas.

Lembrete: Apesar de se tratar de receitas alternativas é recomendado utilizar EPIs (Equipamentos de proteção individual) e evitar o acesso de crianças e animais domésticos ao produto.

Fonte: Rural atual

Nenhum comentário:

Postar um comentário