quarta-feira, 4 de julho de 2012

Fossa ecologicamente correta


A Fossa Ecológica possui a vantagem da reutilização de lixo (pneu e entulhos de obras). Lembrando que, a mesma deve ser construída em lugares ensolarados, e deve tratar só águas negras (sanitário). As demais, provenientes de pias e chuveiros, devem ir para outro sistema de tratamento, conforme recomendação da ABNT.


Passo 1: Chapisco grosso.








Passo 2: Revestimento da tela - O método mais indicado de construção das paredes e do fundo é o ferro-cimento.





Passo 3: Colocação de entulhos, pneus e brita.Depois de pronto o tanque e assegurada a sua impermeabilidade, vêm a construção da câmara fazendo o uso de pneus usados e entulho de obra. A câmara é composta do duto de pneus e de tijolos inteiros alinhados ou cacos de tijolos, telhas e pedras, colocados até a altura dos pneus. Isto cria um ambiente com espaço livre para a água e beneficia a proliferação de bactérias que quebrarão os sólidos em moléculas de nutrientes.
Passo 4: Instalação do cano de entrada de esgoto.







Passo 5: Cobertura dos pneus, colocação de areia e retorno da camada superficial do solo.







Passo 6: Ligação da rede de esgoto na fossa e plantio da vegetação que consomem muita água e de raízes rasas. Espécies recomendadas são: ornamentais como copo-de-leite (Zantedeschia aethiopica); maria-sem-vergonha (Impatiens walleriana); lirio-do-brejo (Hedychium coronarium); caete banana (Heliconia spp.) e junco (Zizanopsis bonariensis).



Lembrando que, há necessidade de ter espaços livres para o volume total de água e resíduos humanos recebidos durante um dia sendo, portanto, construído com uma técnica que evite as infiltrações e vazamentos. Por isso, é muito importante o acompanhamento de um engenheiro ou técnico responsável, para garantir que seja uma unidade estanque. E também, como o tanque não tem tampa, para evitar o alagamento pela chuva, a superfície do solo do tanque deve ser abaulada, mais alta no centro, acima do nível da borda, coberto com palhas. Para evitar o escoamento superficial da água da chuva para dentro do sistema, é aberta uma vala ao redor do tanque para que esta fique mais alta que o nível do terreno.
Dúvidas e informações mais detalhadas procure o escritório local da Emater-MG.
Fonte e fotos: Thatiane Abrahão Pereira
Engª Agrônoma MSc - Boa Esperança - MG
FONTE: capebe

Um comentário:

  1. Thatiane e Ancélio muito obrigado, gostei muito da ideia e tenho desejo de fazer o mesmo em minha casa. Também tenho algumas perguntas sobre agronomia, meu e-mail é landbauck@gmail.com se puderem entrar em contato eu gostaria da ajuda de vocês.
    Bauck

    ResponderExcluir