terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Cultivo da Mandioca (Manihot esculenta Crantz) Cont.

Crescimento e desenvolvimento da cultura da mandioca
O desenvolvimento da planta, a partir da estaca pode ser dividido em 5 fases fisiológicas. A presença e a duração da cada fase estão na dependência dos fatores ambientais, culturais e genéticos.

Fase 1: Brotação das estacas: aparecimento de raízes na região dos nós e na extremidade basal das estacas, a partir do quinto dia após o plantio. Os primeiros talos surgem logo após, seguidos por pequenas folhas (10-12 dias após o plantio). A fase completa-se 15 dias após o plantio. Durante a primeira semana após o plantio da estaca, ela perde peso seco devido à intensa respiração, mobilização e utilização de suas reservas. Durante a segunda semana se inicia a germinação e alongamento das gemas axilares e se forma um calo na superfície do corte do extremo inferior da estava. Na terceira semana se inicia o desenvolvimento das raízes que brotam tanto do calo formado como dos internódios e das gemas.


Fase 2: Crescimento e desenvolvimento: As folhas verdadeiras são expandidas após 30 DAP, quando ocorre o início do processo fotossintético (até então a maniva supria). Prossegue a formação de novas raízes absorventes, com maior capacidade de penetração no solo (40 a 50 cm). A fase dura de 70 a 80 dias. Grande parte das reservas das estacas é mobilizada para a formação dos ramos e folhas. Ao contrário, o crescimento do sistema radicular é lento.


Fase 3: Desenvolvimento da parte aérea, ramificação e definição do porte da cultivar. As folhas alcançam a expansão máxima após 2 semanas do início do seu desenvolvimento e duram na planta cerca de 60 a 120 dias. As folhas novas totalmente expandidas vão se tornando maiores até os quatro meses de idade da planta e menores, a partir dessa idade. Essa fase tem a duração aproximada de 90 dias. Entre 70 e 90 dias a planta inicia o processo de tuberização (dependendo da cultivar). Nesta fase há redução no crescimento da parte aérea e intensificação do acúmulo de matéria seca nas raízes.


Fase 4: Engrossamento das raízes de reserva: intensifica-se a translocação de carboidratos das folhas para as raízes, onde se acumulam sob a forma de amido. 2 a 3 meses após o plantio, as raízes de reserva começam a representar uma parcela considerável da massa total da planta. Dura em média 5 meses e coincide também com o processo de lignificação dos ramos da planta. 


Fase 5: Fase de repouso: a taxa de emissão foliar começa a diminuir e a taxa de queda de folhas por senescência aumenta, reduzindo a área foliar total (oscilação de temperatura ou seca durante o ano acentuam a característica). Com essa fase a planta completa um ciclo de 9 a 12 meses, após o qual começa um novo período de atividade vegetativa, acumulação de matéria seca nas raízes e um novo repouso. Topo



Leia também:
Cultivo da Mandioca (Manihot esculenta Crantz) Botânica
Cultivo da Mandioca (Manihot esculentum Crantz): Origem

23 comentários:

  1. Vou usar em um trabalho escolar espero tirar notas boas !!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa gostei muito deste site,me deu todas as respostas que eu procurava,enquanto em outros sites não achei nada. Parabéns site ótimo.

    ResponderExcluir
  3. muito bom gostei da espricação tudo que eu precisava.

    ResponderExcluir
  4. parabéns ótimo este site gostei

    ResponderExcluir
  5. Gostei está procurando e achei explicação que precisava obrigada adorei o sait

    ResponderExcluir
  6. Gostei está procurando e achei explicação que precisava obrigada adorei o sait

    ResponderExcluir
  7. não servio muito não mais obrigado

    ResponderExcluir
  8. Muito elucidativo.

    Me ajudou muito! obrigado!

    ResponderExcluir
  9. Queria saber quantos dias demora pra nascer a rama de mandioca apos o plantio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, a germinação varia de 10 a 14 dias depende da variedade.

      Excluir
  10. João Orlando dos Santos30 de agosto de 2017 às 14:32

    Ótimo site.
    Explicação simples,detalhada e de fácil interpretação.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  11. Muito bom, grata.Só queria saber se tem data específica para plantar.Eu ganhei uma estacas e plantei em outubro.Agora chove aqui onde moro(Natal/RN)estamos em maio.Pelas informações, se plantei direito já posso colher agora no final do mês?

    ResponderExcluir
  12. Perfeito, obrigado pela orientação, estão se desenvolvendo conforme o texto

    ResponderExcluir
  13. Eu deixei uns paus de mandioca parada sem plantar durante dois meses será que nasce

    ResponderExcluir
  14. CHUPA MINHA MANIHOT ESCULENTA TEM GOSTO DE MENTA

    ResponderExcluir
  15. Muito bom, ajudou muito, apresentou o conhecimento de forma clara e concisa e resumida.

    ResponderExcluir
  16. parabens o que vale aqui é quem tem interesse os ignorantes sao tambem leigos e isso e dom

    ResponderExcluir
  17. Bom dia gostaria de saber se pode ser feito alguma adubação ou alguma adubação foliar, e quais adubos e quais fertilizantes ? Se poder me ajudar agradeço

    ResponderExcluir